quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

" A artimética não vem de livros, nem de explicações do professor, mas de cada pensamento das crianças, à medida que aritmetizam logicamente a realidade" .(Constance Kamii)

Aprender os números é mais que contar, a proposta de trabalho com a matemática deve buscar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas, não apenas numéricas, mas também relativas a geometria, a estatística, de modo a desenvolver na criança uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.

O mais importante na matemática é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da autonomia da criança.

O pensamento lógico-matemático é fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinados ou transmitidos.

Consciência espacial é a gênese do trabalho matemático.

Para se colocar conhecimentos matemáticos em ação na Educação Infantil, deve se respeitar o que as crianças sabem e assim colocar esses conhecimentos em ação.
As crianças devem ser estimuladas a estabelecer relações.
A criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexixidade de situações da sociedade.

O número é uma construção da mente humana. É abstração a partir do objeto físico, mas não é propriedade deste objeto, faz parte do universo das relações.

Para que o ser humano se relacione bem com a matemática, é necessário que faça todas as relações possíveis entre os objetos: é igual, é diferente, é maior, é menor etc.

É importante que o professor leve a criança a construir todas as relações possíveis entre os objetos nas construções do seu próprio brincar: agrupar objetos por semelhança, fazer classificações simples e em série, comparar tamanhos: maior, menor, igual etc.

Este é um resumo que faz parte de www.ibmcomunidade.com.br/kidsmart/ vale a pena ler o artigo na íntegra.

5 comentários:

betty mello disse...

Querida Silvia , muito prazer !Adorei conhecê-la e aconteceu através do blog de uma amiga-blogueira-sonhadora, Juliana. Adorei o seu blog, já "peguei " algumas idéias, obrigada. E, fique surpresa e feliz qdo ví nos seu links o "Bem Bolado"( da Ju e eu), e o feltro,lã, pano e papel(das Arteiras artesãs da"melhor idade" que tenho a honra de ajudar, que legal , Super obrigada ! Quero convi^´a-la a visitar meu outros cantinhos: http://canto-do-conto.blogspot.com e http://aprendizarteatelie.blogspot.com Ficarei feliz com sua visita e vou acrescentá-la aos meus favoritos. Até breve ! Com carinho, Betty

betty mello disse...

Voltei... ia perguntar se vc já visitou o site "mathema"( acho que é www.mathema.com.br) da Kátia Smole (uma doutora em Mat. especialista em Ed. Infantil) é super legal !Recomendo. Beijinhos, Betty

Unknown disse...

Achei o maximo o seu blog!!!
Adorei tudo e muito obrigada me ajudou mjuito em meu trabalho da Faculdade!
Bjinhu
Alexsandra

Anônimo disse...

Amada Silvia, amei seu blog. Ajudou-me bastante em meu trabalho acadêmico. Beijos Andréa

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Estas necesitando informacion sobre como ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]